quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Bolsinha porta-bijuterias





Para carregar joias ou bijuterias numa viagem...

Um comentário:

Vivi melo disse...

Lindo seu trabalho, adorei!
Visite meu cantinho,bjim

Boa Inspiração...

Boa Inspiração...
Um imenso céu azul, que lá no horizonte se confunde um pouco com o mar, uma construção de seus 500 anos, simples e sólida, rodeada pela natureza exuberante... Quem não teria vontade de criar alguma coisa tendo como inspiração uma paisagem como esta?!?!? Criar um poema, uma melodia, pintar um quadro... Eu encontro inspiração para meus trabalhos com tecidos... O painel ao lado nasceu depois da minha primeira passagem por aqui. Passar uns dias em Trancoso é um pouco mágico e não é raro quem vem uma vez e acaba voltando, como aconteceu comigo!

Breve histórico pessoal

Desde pequena tenho uma queda por trabalhos manuais. Minha mãe, Júlia, foi minha maior incentivadora, ensinando-me, ainda na infância, os primeiros passos da costura, do tricô e do crochê. Quando me lembro de quantos pedaços de feltro e de tecido estraguei, quantas lãs e linhas perdidas... minha mãe teve muita paciência!!!!

Na adolescência, ajudava minha mãe nos trabalhos manuais que ela fazia e vendíamos para vizinhos, conhecidos e parentes, o que ajudava nas comprinhas pessoais do mês.

Na época da faculdade, também arrumava uns trocadinhos pra xerox e materiais de estudo, com a venda de bonequinhos e bichinhos de feltro que fazia – as idéias vinham de uma revista japonesa que minha colega de turma, a Rosa, emprestou-me. Os professores me ajudavam muito adquirindo meus trabalhos. Um tempo atrás, encontrei um ex-professor que comentou que todo Natal se lembrava de mim, por causa de uns anjinhos que ele tinha comprado...
Com o tempo minha irmã e eu adquirimos outras revistas e passamos a fazer uma grande variedade de enfeites de feltro, o que rendeu uma barraca de vendas no Embu das Artes por uma temporada.

Depois de um tempo de formada, conheci o patchwork. É uma arte que trabalha com retalhos de tecidos unidos à mão ou à máquina, dependendo da técnica a ser utilizada. Resolvi fazer umas aulas. Adorei! Minha primeira professora foi a Luz, no Bazar Anamaria, que me ensinou os primeiros passos deste maravilhoso trabalho. Depois dos blocos básicos, já me aventurei a fazer minha primeira bolsa, que fez sucesso entre minhas amigas!!! Empolguei-me bastante!

Passado um tempo, voltei a fazer aulas de patch, desta vez com outra professora - a Lena (um tempo na Entrelaçadas e depois no próprio ateliê dela), com quem conheci novas técnicas e aprimorei minha maneira de trabalhar. Inclusive, enquanto aluna, participamos (junto com várias outras alunas) com um stand na feira que aconteceu dentro do Festival de Patchwork de Gramado em 2003. Foi um grande aprendizado!

Anos depois, conheci outra professora, a Massako (de volta ao Bazar Anamaria), com quem aprendi mais técnicas e a valorizar ainda mais cada detalhe de acabamento do patch... o que num trabalho como este, faz toda a diferença.

Infelizmente, minha mãe já não estava mais ao meu lado, quando descobri o patchwork. Mas tenho certeza que ela seria uma excelente praticante da técnica! Quando vejo um tecido bem floridinho, lembro-me dela, pois ela adorava tecidos coloridos e cheio de florzinhas! Antigamente era difícil encontrar tanta variedade em tecidos como temos hoje! Tenho certeza que ela ficaria sem ar ao entrar numa loja como a Kikikits, a Entrelaçadas, ou ainda na loja do Fernando Maluhy!!! Não saberia quais tecidos escolher!

Uma pessoa que sempre acompanhou minha “evolução” dentro do patchwork e que também sempre me incentivou a realizar trabalhos melhores e descobrir novas técnicas é minha tia Célia, que sempre foi uma excelente costureira (tenho muitas roupas feitas por ela) e que também se dedica à arte do Patchwork. Inclusive ela tem um blog, que você poderá visitar e conhecer seus trabalhos.

Depois de 21 anos de dedicação como veterinária em São Paulo, por motivos de saúde, mudei-me para Trancoso e o patchwork que era um hobby, virou profissão. Agora me dedico a este trabalho em tempo integral.
Trancoso é um lugar de natureza exuberante e com um povo muito acolhedor (veja algumas imagens do lugar em meu outro blog). Aqui, encontro inspiração para criar trabalhos diferentes, aproveitando as técnicas que aprendi durante os anos passados. Gosto muito de misturar materiais, utilizando lãs, linhas, feltros, couro e pedras brasileiras em alguns dos meus trabalhos, mas também gosto de realizar trabalhos com técnicas tradicionais.
Espero que gostem de meus trabalhos!

Primeira bolsa

Primeira bolsa
A partir deste trabalho, meu interesse pelo patcwork cresceu muito, devido ao sucesso que fez com minhas amigas...

Gramado 2003

Gramado 2003
Foto do stand no Festival de Patchwork de Gramado em 2003, com todas as "quilteiras" reunidas - as alunas com a professora Lena e nossos trabalhos.

Manta infantil

Manta infantil
Esta pequena colcha foi um presente para a filhinha de uma amiga. A idéia era ser uma coisa bem colorida e que incentivasse a Luana a gostar de animais (no centro do log cabin coloquei imagens de bichinhos). Foi a primeira manta que fiz.

Colcha infantil

Colcha infantil
Esta foi minha primeira colcha, feita a 4 mãos (minha tia e eu). A técnica é a mesma da manta acima, usando apenas tecidos em tons de azul.

Capa para edredom

Capa para edredom
Esta capa foi confeccionada formando blocos shoofly, combinando várias cores, mas predominando o amarelo, a pedido da noiva (foi um presente de casamento para uma amiga).

Novidade! Capa para laptop

Novidade!  Capa para laptop
Encomenda especial para uma veterinária que adora gatos! Aplicação e quilt neste trabalho delicado.

Mandala do sucesso

Mandala do sucesso
Esta mandala foi um desejo de "boa sorte" para uma amiga colocar em sua sala de atendimento. Trabalho realizado na técnica paper piecing.

Painel Árvore em mutação

Painel Árvore em mutação
Com este painel, a cada Natal você pode criar enfeites diferentes, usando sua imaginação! Ela é confeccionada em juta e algodão. Para os galhos são aplicados o falso viés, mais o detalhe dos pequenos fuxicos dourados. Sobre o viés, colocados botões, onde você poderá pendurar os enfeites que quiser.

Exemplo: Na imagem, painel com pequenos enfeites em mdf pintados.

Sacola: Gatos na praia

Sacola: Gatos na praia
Sacola com várias divisórias e bolsinhos, própria para carregar tudo para curtir uma praia. Este foi um presente para uma amiga que adora praia, mas que acima de tudo, adora gatos!

Conjunto para cozinha

Conjunto para cozinha
Neste jogo para cozinha, o barrado de seminole é que dá graça ao jogo americano, ao pano de prato e à luva.

Cozinha renovada

Cozinha renovada
Praticidade e colorido neste conjunto para cozinha, feito na técnica Log Cabin, que reúne várias peças úteis: Jogo americano para 4 pessoas, 4 guardanapos e porta-guardanapos, suporte para travessas quentes, pano de prato, toalha de mão e pequeno quadro de recados (com bloquinho e pequenos pregadores para pequenas anotações).

Organizando a bolsa...

Organizando a bolsa...
Viu como é fácil organizar sua bolsa e ainda deixar seu interior fashion e de alto astral, com essas peças super coloridas?!?!?